Rotura da Coifa dos Rotadores
O que é a coifa dos rotadores?
A coifa dos rotadores é um conjunto de quatro tendões que formam uma “cinta” na região do ombro, conferindo estabilidade e participando na elevação e rotação do ombro.
O que são as roturas da coifa dos rotadores?
As roturas da coifa dos rotadores são uma das causas mais frequentes de dor no ombro, com elevado impacto na qualidade de vida.
Caraterizam-se pela perda de integridade da estrutura tendinosa junto da sua inserção no ombro. O tendão mais frequentemente atingido é o do músculo supraespinhoso, quer pelas suas caraterísticas estruturais e vascularização, quer pela sua localização anatómica onde pode ser envolvido num processo de pinçamento pelas estruturas ósseas envolventes.
As roturas da coifa são todas iguais?
As roturas da coifa dos rotadores podem dividir-se em dois grandes grupos, de acordo com o mecanismo de lesão.
As roturas da coifa agudas ocorrem após um traumatismo, como uma queda sobre o braço ou um esforço com cargas excessivas.
As roturas da coifa crónicas, ou degenerativas, ocorrem ao longo do tempo no processo de desgaste progressivo dos tendões, como consequência dos movimentos repetitivos do ombro, sobrecarga pela ocupação profissional e o envelhecimento natural das estruturas tendinosas, podendo ser uma evolução do processo de tendinite da coifa.
Tenho uma rotura da coifa, como a posso distinguir?
No caso das roturas agudas da coifa dos rotadores, a dor inicia-se frequentemente associada a um evento traumático específico e pode ser acompanhada de incapacidade de realizar determinados movimentos, como levar o braço acima da cabeça ou atrás das costas. Tipicamente, a dor e incapacidade persistem mesmo após alguns dias de anti-inflamatório e repouso, podendo haver uma melhoria parcial mas não completa dos sintomas.
As roturas da coifa crónicas, ou degenerativas, apresentam queixas mais insidiosas. É típica uma dor que se inicia progressivamente, sem um evento determinante associado, que se agrava com determinados movimentos e frequentemente é pior à noite, podendo inclusivamente acordar o doente.
Pode ainda ser notada a diminuição da força do ombro e dificuldade em levar a mão acima da cabeça ou atrás das costas. Por outro lado, uma rotura degenerativa que não causava dor pode ser agravada após um esforço ou traumatismo do membro superior, que desequilibram os mecanismos de compensação naturalmente desenvolvidos pelo ombro.
Quais os tratamentos para as roturas da coifa dos rotadores?
As roturas da coifa dos rotadores consideradas agudas beneficiam frequentemente do tratamento cirúrgico precoce, enquanto as roturas crónicas respondem muitas vezes ao tratamento conservador, sendo que a cirurgia também pode ter um papel importante, recorrendo a técnicas pouco invasivas como a artroscopia.
Para mais informação sobre as opções de tratamento conservador e cirúrgico para as roturas da coifa dos rotadores, veja aqui.