Infiltrações do Ombro

Saiba mais sobre
Infiltrações do ombro

As doenças articulares e osteomusculares do ombro são comuns e surgem com maior frequência com o avançar da idade, causando dor e incapacidade para o trabalho e para as atividades domésticas ou de lazer.

O desgaste progressivo dos tendões e da cartilagem articular pode dever-se a múltiplas causas: traumatismos repetidos, cargas excessivas, fraturas prévias, fatores genéticos, entre outros.


As roturas da coifa dos rotadores e a artrose do ombro são as patologias mais frequentes e que motivam diversas estratégias para o seu tratamento. 

Quando a reabilitação inicial não surte efeito, as infiltrações podem ser uma alternativa pouco invasiva para proporcionar alívio da dor e melhorar a mobilidade. No entanto, a “infiltração” é apenas a descrição geral do procedimento. Os seus resultados dependem da patologia em questão, da zona a infiltrar e do conteúdo da infiltração.

Ortobiológicos​

Corticóides ou corticoesteróides

A infiltração de corticóides é uma opção para tendinopatias e roturas da coifa dos rotadores degenerativas e consiste na injeção destes fármacos anti-inflamatórios numa concentração mais elevada, sem os riscos dos efeitos laterais conhecidos das doses mais altas quando são administrados oralmente ou por via endovenosa.

A utilização de controlo radiográfico ou ecografia permite avaliar a posição exata da agulha no momento da infiltração, mas as referências anatómicas podem ser suficientes em profissionais experientes neste procedimento. Ainda que frequentemente referida como eficaz no alívio da dor, este pode não ser completo e os sintomas podem regressar ao final de um tempo variável. 

No entanto, um dos efeitos laterais possíveis é a aceleração do processo degenerativo, o que condiciona opções de reparação futuras que possam ser equacionadas. A sua utilização deve ser cautelosamente avaliada pelo médico e paciente, pesando os riscos e benefícios.

Na artrose do ombro, as infiltrações com corticoesteróides são feitas através duma injeção dentro da articulação, podendo ter um efeito de alívio sintomático temporário, mesmo que não evitem o processo de desgaste progressivo da cartilagem. Podem ser utilizadas em diversos graus de gravidade da doença, incluindo nos mais avançados, com resultados relativamente satisfatórios. Os efeitos adversos são raros, sendo o mais preocupante o desenvolvimento de uma infeção.

Plasma Rico em Plaquetas e outros produtos biológicos

Outras soluções disponíveis para as infiltrações do ombro pretendem melhorar a capacidade de auto-regeneração do organismo. De uma forma geral, são designadas por Terapêuticas Biológicas ou Ortobiológicos. Os Fatores de Crescimento, o Plasma Rico em Plaquetas e as Células Estaminais, entre outros, pertencem a este grupo, mas diferem entre si nos constituintes e resultados obtidos. Apesar de resultados promissores nalguns estudos, existe uma grande variabilidade e falta de consenso sobre quais as melhores indicações e em que tipo de doentes e patologias ocorre de facto a regeneração dos tecidos e a melhoria dos sintomas.