Fratura do Úmero Proximal
O que são as fraturas do úmero proximal?
Como ocorrem as fraturas do úmero proximal?
O mecanismo de lesão mais comum é uma queda da própria altura com o impacto a ser absorvido pela mão ou pela região do ombro, sendo mais frequente em mulheres após a menopausa, ainda que também possam ocorrer em homens . Estas fraturas estão associadas à osteoporose e ocorrem com maior frequência em indivíduos com menor densidade óssea.
As fraturas que ocorrem por mecanismos de alta energia, como acidentes desportivos ou de motorizada, atingem frequentemente indivíduos mais jovens e com elevada demanda funcional.
Quais as queixas típicas após uma fratura do úmero proximal?
Quais os tratamentos para as fraturas do úmero proximal?
A escolha da melhor opção de tratamento deve ter em consideração fatores relacionados com o doente e as caraterísticas da fratura. O tratamento conservador tem demonstrado resultados satisfatórios em doentes com menor exigência funcional e em padrões de fratura simples, pelo que uma grande parte destas fraturas pode ser tratado com a devida imobilização e reabilitação. No entanto, o tratamento cirúrgico pode garantir melhores resultados em doentes com maior exigência funcional ou em fraturas significativamente desviadas.
As opções cirúrgicas para o tratamento desta fratura dividem-se na reconstrução e fixação com implantes metálicos ou, quando esta não é possível, na substituição da articulação por uma prótese invertida, com excelentes resultados funcionais.
Para saber mais sobre as opções de tratamento cirúrgico para as fraturas do úmero proximal, clique aqui.