Epicondilite Lateral
Cotovelo do Tenista

O que é o cotovelo do tenista ou epicondilite lateral?

O cotovelo é o local de inserção de dois grandes grupos musculares do antebraço – os tendões extensores do lado lateral e os tendões flexores no lado medial.

O local de inserção é chamado de epicôndilo e nesta região o tendão comum dos extensores é sujeito a forças de tração repetitivas. 

O termo médico epicondilite lateral representa a degeneração, inflamação, fissuras e roturas do tendão comum dos extensores, provocada por estas forças.

Este problema é mais comum em profissões que requeiram movimentos repetidos do punho e da mão, sendo também chamado de “cotovelo do tenista” devido à elevada prevalência neste desporto pelo tipo de exercícios praticados.

Quais os sintomas da epicondilite lateral?

A dor na região lateral do cotovelo pode ser contínua ou surgir apenas em determinados movimentos, podendo diminuir a capacidade de manusear cargas ou realizar certas funções de precisão. A dor pode irradiar pela face lateral do antebraço até à mão, devido à proximidade de estruturas nervosas que podem estar envolvidas no processo inflamatório.

Quais os tratamentos para a epicondilite lateral?

O tratamento conservador é a primeira linha para a epicondilite lateral do cotovelo, com sucesso numa grande parte dos casos. A medicação anti-inflamatória não esteróide e outros analgésicos podem ser úteis para o controlo da dor. A reabilitação com exercícios de estiramento e reeducação ocupacional são importantes para evitar as recaídas.

A utilização de ortóteses, como a banda de cotovelo ou a tala de extensão do punho, podem ser úteis para evitar ou minimizar os sintomas durante as atividades laborais ou desportivas. As infiltrações com produtos regenerativos obtidos do sangue do próprio paciente, como o Plasma Rico em Plaquetas, são uma alternativa eficaz para casos mais graves.

O tratamento cirúrgico é uma opção que deve ser considerada quando a dor e incapacidade persistem, podendo ser realizado por técnicas abertas convencionais ou mini-invasivas artroscópicas. 

Para mais informações consulte os nossos Tratamentos Avançados.