Tendinite - Tendinose
Coifa dos Rotadores
O que é a coifa dos rotadores?
A coifa dos rotadores é um conjunto de quatro tendões que formam uma “cinta” em redor do ombro.
Ajudam a estabilizar a articulação e estão envolvidos nos vários movimentos de elevação e rotação, sendo constantemente requisitados para as várias funções do braço.
Tendinite, tendinose, tendinopatia. Quais as diferenças?
Tendinite indica uma inflamação dos tendões, enquanto tendinose refere-se ao processo de desgaste e degeneração tendinosa. Apesar de utilizados como sinónimos, são termos biologicamente distintos que podem ser agrupados dentro do que se descreve como tendinopatia – um termo mais genérico que se refere a qualquer condição dolorosa dos tendões causada pela sobrecarga.
O que é a tendinite da coifa dos rotadores?
Os tendões da coifa dos rotadores podem ser envolvidos num processo de desgaste e inflamação decorrente de movimentos repetitivos, cargas excessivas, “pinçamento” do tendão (conflito) ou mesmo pelo processo natural de envelhecimento tendinoso.
Quais são os sintomas da tendinite da coifa dos rotadores?
Frequentemente estas alterações não causam sintomas, podendo ocorrer silenciosamente.
No entanto, a dor no ombro pode iniciar-se progressivamente ao longo do tempo, sendo uma importante causa de incapacidade. Para além de afetar o desempenho profissional, a dor noturna é frequente e pode perturbar significativamente o sono, aumentando o impacto no bem estar e qualidade de vida.
Como posso distinguir a dor da tendinite da coifa dos rotadores?
A dor da tendinite da coifa normalmente não tem um momento de início facilmente identificável, estabelecendo-se de forma insidiosa e agravando de forma progressiva ao longo do tempo ou após determinados esforços. A dor é mais frequentemente referida na região lateral do ombro, mas associa-se comumente com dor irradiada para região cervical e para as costas, assim como para o resto do braço e até mesmo à mão. A dor noturna é frequente e pode mesmo impossibilitar dormir para o lado afetado ou acordar o doente durante a noite.
Quais os tratamentos para a tendinite da coifa dos rotadores?
O tratamento não cirúrgico é considerado a primeira linha, uma vez que uma grande parte dos casos melhora significativamente com este tipo de tratamentos. O tratamento cirúrgico está reservado para casos que mantêm dor e incapacidade persistente ao fim de vários meses de tratamento conservador.
Para conhecer mais sobre as opções cirúrgicas e não cirúrgicas no tratamento da tendinite da coifa, clique aqui.