Artrose do Ombro
O que é a artrose do ombro?
Que tipos de artrose existem?
Podem ser distinguidos dois grupos principais – artrose primária e secundária.
A artrose primária é o tipo mais frequente de artrose do ombro e não se conhecem exatamente as causas que levam ao seu aparecimento. No entanto, sabe-se que algum tipo de predisposição genética, microtraumatismos repetitivos, cargas excessivas e o próprio envelhecimento são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de artrose do ombro.
A artrose secundária tem uma causa principal conhecida, podendo dever-se a sequelas de fraturas, doenças reumatológicas como artrite reumatóide ou roturas crónicas da coifa dos rotadores.
Quais os sintomas da artrose do ombro?
Os principais sintomas da artrose do ombro são a dor e a rigidez progressivas, que se instalam lentamente e se manifestam numa incapacidade com impacto na qualidade de vida e limitação da mobilidade do ombro. A dor pode ser agravada ao longo do dia com os movimentos realizados e aliviar temporariamente com medicação analgésica.
Como se diagnostica?
As radiografias simples do ombro permitem um diagnóstico de artrose do ombro na maioria dos casos. No entanto, quando se encontra no estado inicial pode apenas ser visualizada em estudos de imagem mais detalhados, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.
Como posso tratar a artrose do ombro?
Um tratamento eficaz para a artrose deve permitir restaurar um ombro com um arco de mobilidade completo e indolor. O tratamento conservador com analgesia e reabilitação é frequentemente a primeira linha, podendo ser complementado com infiltrações dentro da articulação. No entanto, a cirurgia para a artrose do ombro pode estar indicada em casos mais avançados e existem atualmente soluções de artroplastia (próteses) com resultados excepcionais no tratamento desta patologia.
Veja aqui mais informações sobre os tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos, para artrose do ombro.