Libertação Cirúrgica do Nervo Cubital

O que é a libertação cirúrgica do nervo cubital?

O nervo cubital é responsável por uma parte importante da inervação dos músculos do antebraço até à mão e da sensibilidade da pele nesta região, sobretudo do lado medial, incluindo a sensibilidade dos dedos anelar e mindinho.

Este nervo pode estar sujeito à compressão por vários motivos na região do cotovelo, causando sintomas de formigueiros nos 4º e 5º dedos, assim como falta de força e atrofia dos músculos da mão.

Em casos que não respondem ao tratamento conservador, a libertação cirúrgica do nervo cubital pode ser uma forma de impedir a progressão destes sintomas ou mesmo reduzir a sua intensidade – inclusivé desaparecerem.

O procedimento consiste em realizar uma incisão sobre a região onde o nervo passa no cotovelo, do lado medial (de dentro). O nervo tem uma localização subcutânea e é identificado, libertando-se as aderências e focos de possível compressão ao longo de todo o seu trajeto.

No final, poderá ser conveniente reposicionar o nervo numa zona onde esteja menos sujeito a fenómenos compressivos – a isto chama-se a transposição anterior do nervo cubital.