Prótese do cotovelo?

O que é a prótese do cotovelo?

As próteses ou artroplastias do cotovelo são implantes metálicos que substituem as superfícies articulares do cotovelo com o objetivo de conferir mobilidade e diminuir a dor em determinadas condições que levam à destruição da cartilagem nesta região.

Cirurgia-Navegada​

Quem poderá beneficiar da colocação de uma prótese do cotovelo?

O cotovelo é uma articulação complexa que funciona não só como charneira ou “dobradiça”, mas onde ocorrem movimentos de rotação que permitem a colocação do punho e da mão em determinadas posições (como virar a palma da mão para cima e para baixo).

Existem algumas doenças que podem levar à destruição da superfície articular dos ossos que constituem o cotovelo (úmero, rádio e cúbito), sendo a mais comum a artrite reumatóide. Outras doenças reumatológicas e degenerativas podem também envolver o cotovelo e ser uma causa de dor e limitação das atividades normais. Nestes casos, quando os sintomas, como impossibilidade de esticar e dobrar o cotovelo totalmente e dor intensa no arco de mobilidade, afetam a qualidade de vida, a substituição da superfície articular por uma prótese poderá melhorar a função e o bem-estar.

As fraturas em redor do cotovelo podem causar uma destruição articular importante, sobretudo as do úmero distal (porção mais inferior), tornando difícil a sua reconstrução anatómica. Nestes casos, dependendo do grau de atividade e da qualidade óssea remanescente, as artroplastias do cotovelo podem ser uma opção que restitua mais eficazmente uma função mais aproximada. As próteses do cotovelo também podem ser benéficas para casos de sequelas após traumatismos do cotovelo em que persiste dor e mobilidade reduzida.

Quais os passos na recuperação após uma prótese do cotovelo?

A intervenção para a colocação da prótese do cotovelo é feita em regime de pernoita, com alta no dia seguinte à cirurgia. A prótese é colocada através de uma incisão na região posterior do cotovelo, sendo este imobilizado com uma suspensão durante 1 a 2 semanas. No final deste período, os pontos são retirados e inicia-se o processo de reabilitação com fisioterapia e exercícios no domicílio. O tempo de recuperação estimado é de cerca de 4 a 6 meses, dependendo do estado inicial e do motivo da cirurgia.

Qual a durabilidade de uma prótese do cotovelo?

As próteses do cotovelo são utilizadas menos frequentemente do que as destinadas a outras articulações (como ombro, joelho ou anca). Desta forma, os registos são mais limitados pelo que as estimativas de durabilidade dos implantes são condicionadas pela maior dificuldade técnica, menor volume de casos e design dos implantes.

Atualmente, estima-se que mais de 90% dos casos possam evoluir até aos 5 anos sem intercorrências, e um número significativo acima dos 10 anos. No entanto, não existe ainda recuo suficiente com os implantes mais modernos para prever a sua durabilidade a longo-prazo.