Reparação Artroscópica
da Coifa dos Rotadores
O que reparação artroscópica da coifa dos rotadores?
As roturas da coifa dos rotadores são um problema comum e podem causar dor e incapacidade para a atividade profissional ou desportiva.
Quais as roturas da coifa dos rotadores que necessitam de cirurgia?
As indicações para a reparação cirúrgica da coifa dos rotadores dependem do mecanismo de lesão (traumático ou degenerativo), da exigência funcional e dos sintomas apresentados, assim como das características da própria rotura. Uma avaliação por um cirurgião especializado em ombro é recomendada para esclarecer o benefício de uma intervenção e compreender as opções de tratamento e o que esperar da recuperação.
Como é feita a reparação da coifa dos rotadores por artroscopia?
A artroscopia é uma técnica mini-invasiva utilizada para o tratamento de lesões osteoarticulares. Uma câmara é introduzida através de uma pequena incisão, permitindo a visualização das estruturas. Neste caso, após a inspeção e identificação da rotura, utilizam-se instrumentos específicos que permitem a reparação – suturar o tendão de volta à sua inserção. Cada rotura é única, quer pela sua configuração, quer pelas características do tecido e de cada paciente. O cirurgião pode optar por diferentes tipos de âncoras e fios de sutura de alta resistência para restaurar a anatomia.
Quais as vantagens do tratamento artroscópico da coifa dos rotadores?
A artroscopia do ombro é um método mini-invasivo que minimiza a lesão muscular e dos restantes tecidos que ocorre na abordagem convencional. A reparação artroscópica da coifa dos rotadores distingue-se por uma melhor visualização das estruturas lesadas e menos dor no pós-operatório, comparada com a técnica aberta convencional. Isto traduz-se em maior conforto e recuperação mais rápida. O resultado cosmético também é mais satisfatório, com cicatrizes de 5mm quase imperceptíveis.
O que esperar depois de uma artroscopia para reparação da coifa dos rotadores?
O procedimento cirúrgico tem a duração aproximada de 1 hora, dependendo da extensão da lesão. Esta cirurgia pode ser realizada em regime de ambulatório, com admissão e alta no próprio dia, ou com pernoita e estadia inferior a 24 horas. Após a cirurgia, é recomendável a utilização de um imobilizador do ombro, idealmente em rotação neutra ou ligeira abdução, para proteger a reparação na fase inicial de cicatrização. Esta imobilização deve ser mantida por um período de 4 a 6 semanas.
Recomenda-se a mobilização do punho e dedos frequentemente, assim como os movimentos de flexão e extensão do cotovelo, duas a três vezes por dia. Os exercícios pendulares / circulares do ombro são normalmente recomendados a partir do primeiro dia pós-operatório. A mobilização passiva do ombro começa a partir das 2-4 semanas. Após retirar a imobilização, um período de reabilitação com fisioterapia com a duração de 4 a 6 meses é expectável para a recuperação.
Quando é possível regressar ao trabalho depois de uma reparação artroscópica da coifa dos rotadores?
O regresso ao trabalho depende da atividade profissional desempenhada. Para trabalhadores sem necessidade de esforços com cargas dos membros superiores, um período de 2 a 3 meses é normalmente indicado para retomarem as suas funções laborais. No caso de trabalhadores manuais, sobretudo naqueles com necessidade de suportarem cargas, um período de aproximadamente 6 meses é frequentemente necessário. Estes prazos podem variar com o tipo de rotura, as características de cada paciente e a recuperação realizada.