Bankart Artroscópico

O que é a Bankart artroscópico?

A instabilidade do ombro é um problema que se carateriza pela luxação ou subluxação do ombro e afeta frequentemente pacientes jovens e praticantes de desporto.

Cirurgia-Navegada​

Quais as situações de instabilidade que necessitam de cirurgia?

O tratamento cirúrgico da instabilidade do ombro é uma opção para casos de instabilidade recorrente, apesar de um tratamento conservador inicial adequado. Não existe um número definido de episódios de luxação ou subluxação a partir do qual se deva optar pela cirurgia. Em situações muito específicas, a cirurgia pode ser indicada após um primeiro episódio de luxação. A avaliação por um ortopedista especializado em cirurgia do ombro ajudará a compreender as opções de tratamento e a melhor solução disponível.

O que é a lesão de Bankart?

A lesão de Bankart é definida como uma fissura na fibrocartilagem que envolve a superfície articular da glenóide na omoplata. Esta fibrocartilagem funciona como um selante que aumenta a estabilidade da cabeça do úmero e evita que esta tenha um movimento excessivo que leve à luxação ou subluxação do ombro. A lesão de Bankart é uma sequela típica da instabilidade e pode acompanhar-se de perda óssea ou de cartilagem que aumentam a probabilidade de luxação.

O que é a reparação de Bankart por artroscopia (Bankart Artroscópico)?

A reparação de Bankart consiste na fixação do fragmento de fibrocartilagem lesado de volta à sua inserção na glenóide. Através de uma pequena incisão, uma câmara é introduzida dentro da articulação, permitindo a visualização da lesão. Outras pequenas incisões permitem a introdução de instrumentos para a reparação da lesão de Bankart, através de pequenas âncoras e fios de sutura de alta resistência. Este procedimento restaura a anatomia normal da articulação e aumenta a estabilidade do ombro.

Quais as vantagens da reparação de Bankart Artroscópica?

Este método mini-invasivo permite uma excelente visualização da articulação, sem necessidade de danificar outros músculos e tendões como pode ocorrer com a cirurgia convencional. Desta forma, minimiza-se a dor pós-operatória e a qualidade da fixação pode ditar uma recuperação mais rápida. A taxa de recidiva parece ser equivalente, dado o desenvolvimento dos materiais utilizados especificamente para a cirurgia artroscópica. Cosmeticamente, as cicatrizes têm aproximadamente 5mm e são quase imperceptíveis, ao contrário da técnica convencional que resulta numa cicatriz mais extensa.

O que esperar depois de um Bankart Artroscópico?

A cirurgia de Bankart artroscópica dura cerca de 1 hora, podendo ser realizada em regime de ambulatório (admissão e alta no próprio dia), ou com pernoita e alta no dia seguinte. Depois da cirurgia, uma imobilização do braço é recomendada durante cerca de 2 semanas. Os exercícios de mobilização são iniciados no primeiro dia pós-operatório e, no final do período de imobilização, inicia-se a reabilitação com fisioterapia durante cerca de 3-4 meses.

Quando é possível regressar ao desporto depois de uma reparação artroscópica de Bankart?

A reintegração desportiva depende de vários fatores, incluindo o tipo de desporto (p.ex. desportos de contacto ou lançamento), sendo de esperar uma função praticamente normal do ombro a partir dos 3 meses pós operatórios. No entanto, para permitir uma cicatrização adequada e diminuir a probabilidade de recidiva de instabilidade, um período de 6 meses pode ser adequado para desportos de alto risco.