Infiltrações do Cotovelo

Saiba mais sobre
Infiltrações do Cotovelo​

O cotovelo é uma região sujeita a movimentos repetitivos, cargas e microtraumatismos que podem resultar no desgaste das suas estruturas articulares e tendinosas.

Entre as patologias mais frequentes, a epicondilite lateral (cotovelo do tenista), a epicondilite medial (cotovelo do golfista), as tendinites do bicípite e do tricípite e a artrose do cotovelo respondem normalmente a medidas de tratamento conservador como a reabilitação.

Em casos refratários, as infiltrações podem ser uma solução com efeitos benéficos na melhoria dos sintomas.

Ortobiológicos​

Infiltração com corticóides ou corticosteróides

Os corticosteróides são fármacos com propriedades anti-inflamatórias que podem ser aplicados localmente, permitindo uma concentração eficaz e minimizando os efeitos laterais no organismo, que se verificam com as tomas orais ou endovenosas.

A sua utilização nas epicondilites poderá ter interesse quando existe uma dor intensa e aguda, para o alívio mais rápido dos sintomas. No entanto, este tratamento não permite a regeneração das estruturas atingidas, podendo mesmo contribuir para uma degeneração mais acelerada da inserção tendinosa comum.

Para as lesões da cartilagem e a artrose do cotovelo, o alívio sintomático pode ser alcançado através de uma infiltração dentro da articulação.

Plasma Rico em Plaquetas

O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é um concentrado obtido a partir do sangue do próprio paciente, rico em fatores de crescimento e com propriedades regenerativas e analgésicas utilizado nas epicondilites lateral e medial do cotovelo. Este efeito parece superior às infiltrações com corticosteróides no cotovelo e apresenta a vantagem de promover a cicatrização local.

A preparação pode ser efetuada em regime de ambulatório ou em consulta externa, através da colheita de sangue e centrifugação para separar os elementos plaquetários ricos em fatores de crescimento. A aplicação local é feita com uma agulha na inserção tendinosa. A ecografia pode ajudar a localizar a agulha nas regiões mais afetadas do tendão.