Artroscopia do Ombro
O que é a artroscopia do ombro?
A artroscopia é uma técnica mini-invasiva de videocirurgia que permite a visualização de estruturas articulares ou espaços extra-articulares, através de uma câmara de pequenas dimensões (4-5mm).
Pequenas incisões podem ser feitas para colocar os instrumentos de trabalho e realizar diversos procedimentos de reparação e reconstrução de lesões tendinosas, ligamentares ou da cartilagem.
Esta técnica permite uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para os problemas que afetam o ombro.
Quais as lesões que podem ser tratadas com artroscopia do ombro?
Pode ser utilizada para tratar diversas patologias que atingem esta região, entre as quais:
- Roturas da coifa dos rotadores
- Síndromes de conflito do ombro
- Luxações ou instabilidade recidivante
- Lesões do labrum e da inserção do tendão do bicípite
- Ombro congelado
- Tendinite calcificante
Quais as vantagens da artroscopia do ombro?
A artroscopia do ombro é um procedimento mini-invasivo que permite o tratamento de lesões com incisões menores e com menos dano aos tecidos, comparada com a cirurgia convencional. Permite também melhor visualização das estruturas e das lesões, que por vezes não são perceptíveis com a cirurgia convencional. Isto permite tempos de recuperação mais rápidos e menos dor, assim como um menor risco de infeção.
Quais os procedimentos a seguir antes de uma artroscopia do ombro?
Após uma avaliação clínica detalhada por um especialista do ombro, deverá ser questionada a história médica completa, incluindo a lista de medicação habitual. Alguns fármacos poderão necessitar de ser suspensos alguns dias antes da cirurgia.
O estudo pré-operatório ficará completo com a realização de algumas análises de rotina e um eletrocardiograma, dependendo da faixa etária e antecedentes médicos. Um período de jejum de cerca de 6 horas é normalmente recomendado antes da cirurgia.
O que acontece durante uma artroscopia do ombro?
A duração de uma artroscopia do ombro é de cerca de uma hora, dependendo do procedimento realizado. Normalmente, o doente é submetido a uma anestesia geral complementada por bloqueio anestésico – uma picada na região do pescoço – para reduzir a dor pós-operatória.
Durante a cirurgia, o doente poderá ficar numa posição semi-sentada ou deitado de lado, com o braço colocado num suporte. Um líquido anti-séptico é utilizado para desinfeção de todo o membro superior e a sua coloração (em tons de vermelho ou alaranjada) pode ser visível no final. As referências anatómicas são desenhadas na pele e podem ser também visíveis na realização dos primeiros pensos, desaparecendo posteriormente.
Uma pequena incisão de 5mm é utilizada para introduzir a câmara dentro da articulação. O soro é inserido através desta para distender os tecidos e permitir a visualização que é projetada num ecrã, onde o cirurgião identifica as lesões. Outras pequenas incisões em volta do ombro podem ser usadas para colocar instrumentos de trabalho que permitem a reparação destas lesões.
No final, as incisões são encerradas com fio de sutura ou agrafos, e um penso compressivo com vários adesivos e compressas é colocado para absorver o soro remanescente que poderá sair pelas incisões. É normal um aspeto mais volumoso do ombro no final da cirurgia, retomando o seu aspeto normal cerca de 1-2 dias depois do procedimento.
O que esperar depois de uma artroscopia do ombro?
A artroscopia do ombro pode ser realizada em regime de ambulatório, ou seja, entrar e sair no mesmo dia, ou em menos de 24 horas. Um tempo de recobro de algumas horas é normalmente recomendado.
Uma suspensão braquial é utilizada para manter o ombro imobilizado nos primeiros dias após a intervenção. A medicação analgésica prescrita é importante para controlar a dor, que pode ser mais intensa após determinados procedimentos. Períodos de gelo de 10-15 minutos são também recomendados. Os pontos são removidos ao fim de duas semanas, aproximadamente.
Quão dolorosa é a artroscopia do ombro?
Apesar de ser um procedimento menos invasivo e que causa menos dor do que as abordagens convencionais, qualquer cirurgia envolve algum grau de dor e desconforto. Felizmente, é possível minimizá-la através de técnicas anestésicas modernas, como os bloqueios nervosos (uma injeção no pescoço ou ombro), assim como medicação intra-venosa no pós-operatório imediato e oral para o domicílio. A equipa anestésica e o cirurgião estarão envolvidos para reduzir o grau de dor pós-operatória.
Qual o tempo de recuperação depois de uma artroscopia do ombro?
O tempo total de recuperação depende da lesão inicial e do procedimento realizado por artroscopia. De uma forma geral, uma suspensão braquial é utilizada entre duas a quatro semanas, após as quais se recomenda o início da reabilitação para recuperar a mobilidade do ombro. O treino de força inicia-se mais tarde, idealmente quando se encontra restituída a mobilidade indolor em todo o arco de movimento.
Normalmente, as tarefas diárias como cozinhar ou vestir são possíveis ao fim de um a dois meses, sendo que a condução poderá ser retomada no final desse período. O regresso ao desporto poderá demorar entre 3 a 6 meses, dependendo do procedimento.
Tempos mais longos serão de esperar para lesões mais extensas ou cirurgias mais complexas. O esclarecimento com o cirurgião e fisiatra é fundamental para compreender o tempo de recuperação necessário e varia para cada lesão e paciente específicos.