Cirurgia Navegada
O que é a cirurgia navegada do ombro?
A cirurgia navegada consiste na utilização de equipamento de navegação 3D, que permite, durante a cirurgia, a visualização tridimensional das estruturas ósseas e da posição dos implantes metálicos como próteses articulares, placas ou parafusos.
Este tecnologia encontra-se desenvolvida para a realização de próteses ou artroplastias do ombro, onde as superfícies articulares são substituídas por implantes metálicos.
Como funciona a cirurgia navegada?
Apesar da abordagem cirúrgica ser idêntica à da cirurgia convencional, utiliza-se um dispositivo que é inserido temporariamente numa referência óssea, servindo de antena. Assim, capta-se a informação relativa à estrutura anatómica daquele paciente, que é enviada para um computador que a analisa e cria uma visualização gráfica. Esta imagem é apresentada num ecrã que permite ao cirurgião perceber exatamente onde posicionar os implantes, de acordo com a técnica cirúrgica escolhida.
Quais as vantagens da cirurgia navegada?
Esta tecnologia possibilita aos cirurgiões a aplicação do seu plano em tempo real, com base num modelo anatómico em 3D do próprio doente, realizando pequenos ajustes conforme necessário. Desta forma, a colocação dos implantes torna-se mais consistente e fiável.
Sobretudo em cirurgias mais complexas que lidam com perdas ou deformidades ósseas importantes, a navegação melhora a visualização e percepção das estruturas ósseas e o posicionamento adequado dos implantes metálicos.