Lesões SLAP

O que é uma lesão SLAP (Superior Labrum Anterior to Posterior) ?

O labrum é uma estrutura fibrosa que rodeia a superfície articular e ajuda a estabilizar a articulação do ombro.

Serve de local de inserção de outras estruturas como a cápsula articular, ligamentos e o tendão do bicípite braquial (o músculo na frente do braço).

A lesão ou rotura SLAP ocorre quando o labrum superior é desinserido ou rompe no local de inserção do tendão bicipital.

Como ocorrem as lesões SLAP?

Existem diversas lesões que podem danificar a porção superior do labrum na inserção bicipital. As causas mais frequentes são movimentos repetitivos do braço acima da cabeça, como atirar uma bola, quedas sobre o membro superior ou ao elevar um objeto pesado. Desta forma, atletas ou profissionais com necessidade de esforços repetitivos acima da cabeça têm maior risco de desenvolver estas lesões.

Quais os sintomas das lesões SLAP?

A dor na região do ombro pode surgir repentinamente ou mais lentamente, com ou sem mecanismo traumático ou de sobrecarga excessiva associados. A dor é mais tipicamente localizada à região posterior e profunda do ombro, podendo haver também uma sensação de clique ou ressalto ou diminuição da performance.

Quais os tratamentos para as lesões de SLAP?

Nos casos das lesões de sobrecarga ou não traumáticas, o tratamento conservador é a primeira linha de tratamento. Em lesões causadas por quedas ou traumatismos, ou associadas a outras lesões tendinosas, ósseas ou ligamentares, o tratamento cirúrgico pode ser a melhor opção para recuperar melhor e mais rapidamente.

Para saber mais informações sobre o tratamento conservador ou cirúrgico das lesões SLAP, consulte aqui.