Lesões PASTA

O que são as lesões PASTA?

As lesões PASTA são identificadas pelo acrónimo que representa Partial Articular Supraspinatus Tendon Avulsion.

O tendão do supraespinhoso é um dos elementos da coifa dos rotadores, um conjunto que envolve a cabeça umeral e a estabiliza para realizar os movimentos.

A avulsão do tendão corresponde a uma lesão traumática por arrancamento, sendo que neste caso ocorre na superfície mais profunda do tendão – a superfície articular.

Como ocorrem as lesões PASTA e como se manifestam?

Estas lesões são mais frequentes em atletas, praticantes de desportos de lançamento (como ténis ou basebol), resultantes de um movimento de torção ou tração do ombro.

A dor pode ser imediata ou surgir algumas horas depois do esforço, podendo aliviar em repouso e agravar com exercícios de abertura dos braços, acima da cabeça ou no lançamento. A fadiga mais precoce em atividades com as mãos acima da cabeça também é comum.

Quais os tratamentos para as lesões PASTA?

A primeira linha de tratamento para as lesões PASTA é um programa de reabilitação orientado, com reforço muscular e treino de coordenação do ombro e do tronco. Em alguns casos específicos, ou quando o tratamento conservador não é eficaz, a reparação por artroscopia do ombro (mini-invasiva) é o método mais indicado, veja mais informações sobre os tratamentos ortopédicos aqui.